Site Grátis

O figo é rico em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol no sangue.



Tanto os figos frescos quanto os secos são ricos em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol no sangue e, apesar de ricos em calorias, os figos secos são altamente nutritivos. Os figos frescos podem proporcionar efeito laxativo, mas se deterioram facilmente. São ricos em magnésio, potássio cálcio, ferro e fibras. Podem, também, causar diarréia e ser contaminados por mofos e suas toxinas.

Utilidades Medicinais

Anginas (verminoses) - Aplicar localmente o suco das folhas de figo. No caso de angina da garganta procede-se ao gargarejo com este suco. O modo de preparar este suco é triturando uns 10 ou 20 gramas de folhas e talos e espremendo em seguida através de um pano fino. Pode-se bater em liquidificador com um pouco de água e coar. Aplicar compressas molhadas deste líquido à garganta e sobre as feridas. Nos casos em que tenha que ser ingerido acrescenta-se igual quantidade de água e tomam-se três ou quatro colheradas por dia, de preferência após as refeições. Toma-se em jejum só quando se vão expulsar vermes.
Bronquite - O infuso das folhas é indicado.
Calos - Aplicar localmente o suco leitoso das folhas e ramos da figueira.
Caspa - Amassar figo seco juntamente com sal e limão. Massagear o couro cabeludo com este preparado.
Depurativo (escrofulose, escrofuloderma, desordens do fígado, doenças da vesícula biliar) - O figo age como depurativo. Substituir, ao longo de semanas, pelo menos uma refeição diária por figos.
Diaforese - Tomar infuso das folhas de figueira.
Diurese (cálculos em geral, distúrbios da digestão, dispepsia, ardor ao urinar, nefrolitíase, doenças dos rins) - Passar um dia a figos (refeições exclusivas de figos frescos) favorece a diurese e é recomendável no tratamento de várias desordens renais.
Doenças da boca (estomatite, abcessos da gengiva) - Comer o figo cozido em leite. Descascá-lo e picá-lo antes de cozer.
Doenças da Garganta - Cozinhar o figo descascado. Com a água deste decocto gargarejar.
Doenças das vias respiratórias - Recomenda-se cozer alguns figos em água e mel e comê-los, exclusivamente, numa refeição, quentes.
Dor proveniente da cárie dentária - Aplicar localmente o líquido leitoso extraível das folhas da figueira.
Expectoração (bronquite, catarro, tosse) - Cozinhar o figo, descascado e picado, em leite e um pouco de mel. Compor uma refeição com este preparado. Usar quente. O infuso das folhas de figueira é também recomendado.
Febre tifóide (enterocolites, tifo) - Tomar em jejum o suco de figo fresco.
Feridas - Aplicar localmente o suco de folhas de figo ou a pasta de figo.
Hidropisia (edema) - Comer diariamente figos com um pouco de gengibre. As ramas em decocção são também indicadas.
Inflamações em geral (bronquite, escarlatina, ardor ao urinar) - Cozinhar o figo, descascado e picado, em água. Fazer refeições exclusivas deste preparado.
Metrorragia (diarréia, disenteria, hemorragia uterina) - Juntar folhas de figueira com uma quantidade duas ou três vezes maior de folhas de tanchagem. Tomar o chá, preparado por infusão, várias vezes ao dia.
Para a beleza ou manchas da pele (especialmente no rosto) - Lavar diariamente o rosto com a água de figos amassados.
Para estimular a produção de suor - Tomar o infuso das folhas da figueira.
Picaduras de insetos - Aplicar o látex das folhas na parte afetada.
Prisão de ventre (verminoses) - Recomenda-se substituir, ao longo de semanas, pelo menos uma refeição diária por figos.
Verrugas - Pôr de molho um figo em vinagre e esfregar as verrugas cada manhã. O látex (suco leitoso) das folhas e ramos pode também ser aplicado topicamente sobre as verrugas.

2 comentários:

AUREA disse...

MARAVILHOSO!

Unknown disse...

Por favor preciso de uma receita de pasta de figo para cicatrização de feridas urgente me ajude

Postar um comentário