Site Grátis

Saiba sobre o abacaxi e suas utilidades medicinais

O abacaxi é uma rica fonte de vitamina C, com quantidades úteis de vitamina B6, folato, tiamina, ferro e magnésio. É uma excelente opção para sobremesa ou lanche, e pode ser acrescentado às saladas de frutas, grelhado ou assado com frutos do mar, presunto, frango ou outras carnes. Uma xícara com pedaços de abacaxi fresco contém cerca de 75 calorias. Possui uma enzima chamada bromelina em seu suco, que pode causar dermatite em pessoas sensíveis. O abacaxi não amadurece depois de colhido, procure os que têm fragrância e polpa amarela clara ou branca.

Utilidades Medicinais

Afonia - Gargarejos com suco de abacaxi adoçado com mel. Refeições exclusivas 3 vezes por semana.
Amigdalite (afecções da garganta) - Gargarejos com o suco. Fazer refeições exclusivas de abacaxi.
Anemia - A acidez do abacaxi favorece, na digestão, a absorção de ferro. O anêmico pode, no intervalo das refeições, usar um pouco de suco de abacaxi diluído em água e adoçado com melado de cana.
Aterosclerose (artrite reumatóide, para fortalecer o cérebro, perda de memória e reumatismo) - Sugere-se que o uso metódico de abacaxi pode ajudar a prevenir e atenuar a aterosclerose. Passar alguns dias cada mês com dieta exclusiva de abacaxi, sem açúcar, se não houver sensibilidade excessiva à esta fruta.
Beribéri - Suco puro. Tomar 250 ml, 2 vezes ao dia. Para cada copo, adicionar 1 colher (sopa) de levedo de cerveja.
Bexiga (doenças da Uretra) - Passar alguns dias com o suco de abacaxi diluído em água sem açúcar, ou substituir refeições por este suco.
Bócio - Suco puro, sem açúcar. Tomar 250 ml a cada 2 horas durante o dia inteiro, uma vez por semana. Jejum total de outros alimentos.
Bronquite - Cortar em fatias, pô-las numa panela, acrescentar mel, tampar bem e cozinhar. Depois de esfriar, retirar o suco e colocar em um vidro. Tampar bem. Tomar três a quatro colheres(sopa), ao dia.
Depurativo do Sangue - Alguns dias de dieta exclusiva de abacaxi apresentam este efeito. Pacientes com hiperacidez gástrica não se senti bem com esta dieta.
Difteria - Fazer gargarejos com o suco de abacaxi. Usar esta fruta ao natural, sem misturar com qualquer outro alimento. Seguir cuidadosamente as prescrições médicas.
Distúrbios da menstruação (amenorréia, dismenorréia e menstruação escassa) - Fazer refeições exclusivas desta fruta ao natural, sem açúcar.
Diurese - O suco de abacaxi é excelente diurético.
Doenças dos ovários - Suco puro de abacaxi, adoçado com mel de abelhas. Tomar 250 ml, 3 vezes ao dia.
Doenças dos rins - Algumas doenças renais em que se busca estimular a diurese, o suco de abacaxi, usado entre as refeições, demonstra-se útil.Alguns pacientes sensíveis a esta fruta podem não se sentir bem com esta dieta.
Expectoração - Cortar 1 abacaxi e cozinhá-lo com 300 g de mel de abelhas. Depois de frio, tomar 3 colheres (sopa) 4 vezes ao dia.
Falta de ar - Cortar o abacaxi em fatias e cozinhê-las em fogo brando, acompanhadas de 1 xícara de mel de abelhas . Frio, tomar 3 colheres (sopa) 5 vezes ao dia.
Faringite - Gargarejos com o suco 3 vezes ao dia. Adicionar 10 gotas de própolis para cada 250 ml.
Febre intestinal - Em caso de febre intestinal procede-se a uma dieta de maça e mamão (às refeições, sem misturar com outros alimentos). Como variação, pode-se tomar um pouco de suco de abacaxi diluído em água sem açúcar, às colheradas.
Icterícia - Recomenda-se usar, longe das refeições, o suco de abacaxi. Nunca adoçar com açúcar.
Inapetência - O suco de abacaxi, sem açúcar, tomado em pequena quantidade uma ou duas horas antes da refeição, ajuda a abrir o apetite.
Laxantes / purgantes (angina do peito, cálculos em geral, cólicas hepáticas e renais, derrame cerebral, erisipela, estresse, hipotensão arterial, inchação / inchaço, infarto do miocárdio, íngua, língua saburrosa) - Refeições exclusivas 3 vezes por semana.
Nefrolitíase (cálculos da bexiga e renais) - Para auxiliar na eliminação de cálculos, há tratamentos naturais específicos. O suco de abacaxi pode participar juntamente com outros sucos e chás. Pode-se passar alguns dias com dieta exclusiva de abacaxi, e tomar chás como o de quebra-pedra, folha de abacate, cana-do-brejo e cavalinha. Convém, entretanto, seguir orientação médica para cada caso.
Prisão de ventre (desordens do figado, doenças da próstata, hidropisia) - Fazer várias refeições exclusivas de abacaxi. Mastigar cuidadosamente e não pôr açúcar. Pode-se usá-lo em jejum, exclusivamente.
Rouquidão - Suco natural adoçado com mel de abelhas. Fazer gargarejos 3 vezes ao dia. Refeições exclusivas 3 vezes por semana.

0 comentários:

Postar um comentário